terça-feira, 1 de maio de 2012

Desfralde com 2 anos e meio!

Começando o lento e trabalhoso processo de desfralde do Heitor com 2 anos e meio!

Uns 3 meses atrás fizemos uma primeira tentativa, compramos um penico e tiramos a fralda por uns 2 dias, mas foi um fracasso total, o Heitor não aceitava o penico e fazia todos os xixis (e cocô) no chão. Quando o colocávamos no penico ele até ficava um tempão sentado, mas não fazia nada (não adiantava fazer barulho de água, ligar a torneira nem conversar com ele explicando que é legal fazer xixi no penico). Percebemos que seria estressante pra nós e para o Heitor, por isso resolvemos esperar mais um pouco, as vezes o que a criança precisa é de tempo!

Passados 3 meses, voltamos as tentativas de tirar as fraldas. Ainda estamos no processo, que pelo jeito ainda vai ser um pouco lento, mas ja estamos no caminho! Por enquanto só tiramos as fraldas do dia, a noite ele ainda faz muito xixi dormindo!

Assim que acorda, eu tiro a fralda do Heitor e coloco uma cueca. E assim ele fica o dia inteiro, só coloco fralda quando vamos passear e novamente a noite para ele dormir!

O maior problema é que ele só avisa que quer fazer xixi quando ja fez um pouquinho, então sempre suja o chão! Mas eu acho que isso faz parte do aprendizado! Ele está sempre tão ocupado brincando que quando percebe o xixi ja chegou, aí ele mesmo fala, "Vamos para o vaso", e lá ele termina de fazer o xixi! As vezes sou eu que insisto para ele ir fazer xixi, mas geralmente ele briga e chora porque não quer parar de brincar! As vezes consigo que ele vá sem brigar, aí ele senta no vaso, eu faço um chiado ou ligo a torneira e logo ele faz xixi!

O cocô ele também faz no vaso às vezes! Nos dias em que ele está mais comportado, ele até vai para o vaso sem reclamar! Ele começa a ficar quietinho quando quer fazer cocô e quando eu percebo consigo levar ele a tempo para o vaso! Mas com essa crise dos 2 anos, as vezes ele arranca a roupa e faz cocô no chão! Tem hora que ele é um capetinha mesmo!

Mas no geral eu acho que ele está tentando! Ainda teremos muito xixi e cocô no chão pela frente, mas acredito que será cada vez menos! Ele só precisa se concentrar e ir para o vaso antes de começar a fazer o xixi!

E o penico, nem foi usado e ja foi aposentado! Não adiantou, ele não aceita, só faz xixi e cocô no vaso (e nem temos aquele assento para crianças no vaso, mesmo assim ele prefere). Não tem problemas, se fizer no vaso e não no chão ja está ótimo!

A noite eu acho que ele deve continuar um tempo com a fralda! Ele não deu nenhum sinal de que consegue ficar sem fazer xixi a noite e ele também não acorda pra fazer xixi. Todos os dias de manhã ele acorda com a fralda super cheia! E o que é pior, ele não se incomoda (se eu deixar, ele continua de fralda um tempão)! Acho que o fato dele não se incomodar com o xixi na fralda acaba atrapalhando bastante!

Mas vamos ver como esse processo se desenrola! Temos aí muito trabalho pela frente!

Um comentário: