segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Crise dos 2 anos ou Terrible Twos!

O Heitor sempre foi um bebê muito bonzinho, não dava muito trabalho para comer nem para se vestir, gostava de tomar banho, não era de fazer birras, trocava fraldas sem problemas, não respondia nem gritava para chamar atenção. Tinha seus momento de estresse é claro (geralmente quando estava com fome ou com sono), afinal é uma criança, mas no geral era bem tranquilo! Sempre muito carinhoso e era até bem fácil conversar com ele e explicar as coisas.
Então, de repente, como num passe de mágica, meu mocinho comportado se transformou num verdadeiro capetinha!
Agora ele não fica quieto para comer, diz que não gosta da comida, foge quando tem que vestir roupa, chora porque não quer colocar a fralda e chora porque também não quer ficar de cueca, Sai correndo pelado pela casa quando sai do banho para não ter que se vestir, responde não pra tudo (até para passear e ir no parquinho) e só diz "não quero", faz bico por qualquer motivo, faz birra o dia inteiro, é sempre do contra, dá ordens, berra pra não entrar no banho, joga os brinquedos no chão quando está com raiva, não aceita outras crianças por perto, só fala choramingando, responde o dia inteiro, escovar os dentes então, meu deus, que luta! E tudo se repete várias vezes ao dia...os gritos, as birras, os "nãos"!
E eu apresento os "terríveis 2 anos"! Também conhecido como Terrible Twos ou A primeira adolescência da criança! Uma fase bem complicada na vida dos pequenos e principalmente para a sanidade das mamães e dos papais!
A Crise dos 2 anos geralemente aparece entre 1 ano e meio e 3 anos e dura em torno de 6 meses. É muito comum e a maioria das crianças para por essa terrível fase! Com o Heitor não foi diferente, eu até achei que ficaria livre dessa fase, mas quando ele fez 2 anos e 4 meses a tortura começou!

É complicado porque é quase impossível continuar com paciência depois de tanta birra! As vezes tem até momentos de tranquilidade, mas todo santo dia tem birras, gritos, "nãos"!!! A esperança é pensar que é uma fase e vai passar! Por enquanto, com o Heitor está só piorando. Mas eu tenho fé que ja chegamos na pior parte, a partir de agora vamos aos poucos voltar à normalidade! Tomara! Cruzem os dedos por mim por favor! rsrsrsrs

Depois que o Heitor entrou nessa crise louca eu fui pra internet ler um pouco mais a respeito, afinal tudo que precisamos quando passamos por isso, é saber que não estamos sozinhas. Em vários blogs e sites de maternidade li relatos de mães passando pela mesma difículdade e vários artigos explicando o que é essa Crise dos 2 anos e dicas de como sobreviver a esse momento!

O Terrible Twos é uma fase difícil não só para os pais, mas também para as crianças que estão passando por inúmeras mudanças! É um período natural de desenvolvimento da criança quando ela se percebe como indivíduo com desejos e opniões próprios, é quando ela quer fazer suas escolhas sozinha, contrariando os pais o tempo todo, as vezes contrariando até ela mesma (as vezes a criança diz que quer uma coisa, 2 minutos depois ela diz que não quer mais). É um período de conflito para a criança porque ela está em busca da própria identidade, mas no seu interior ela não quer contrariar os pais (ta bom, eu juro que até eu estou com dificuldade de acreditar nisso, mas é o que dizem os estudos). A criança não contraria os pais de propósito, ela só está querendo se afirmar como indivíduo, e toda essa mudança causa uma "bagunça" emocional na cabecinha!

Eu entendo tudo isso, mas a realidade é mais complicada, né?! Difícil lembrar que toda essa bela explicação quando a criança está aos berros pela casa as 11 horas da noite porque não quer vestir o pijama, depois de passar o dia inteiro respondendo "NÃO" aos gritos. Ufa!!!

O que nos resta agora é esperar essa fase terrível passar! E o aniversário de 3 anos vai ser o mais esperado de todos! Será que se rolar uma festinha de 3 anos antecipada, a crise passa?!?!?! kkkkkkkkkk

À todas as mamães que estão no mesmo barco, boa sorte, respirem fundo e continuem remando que nós vamos sair dessa!

2 comentários:

  1. Sem querer desanimar muito, quem dera durasse 6 meses! Eu tenho é saudade da fase dos dois anos, para mim nada foi mais terrível que a fase dos 3 para 5 anos, e eu tenho dois nessa faixa ao mesmo tempo! Bom mesmo é bebê, eu teria mais 10 como o meu pequeno se nao soubesse como é depois que crescem...

    ResponderExcluir