domingo, 29 de abril de 2012

Desmame

Final de novembro, o Heitor estava com 2 anos e 3 meses. Resolvi enfim desmamar o Heitor! Houve um conflito interno com certeza, parte de mim adorava amamentar (e o Heitor tbm adorava mamar), mas outra parte estava terrivelmente cansada de acordar várias vezes a noite para amamentar!

Ainda ficava me sentindo culpada por tirar do Heitor algo que ele adorava, que o acalmava e que sempre foi o "nosso momento"! Mas chegou o momento e nós começamos o desmame!

Como eu fico com o Heitor o dia inteiro eu tinha que tirar o peito de dia e de noite. Começamos pelas mamada diurnas. No dia que começamos eu disse pra ele que ele não poderia mais mamar porque o "mamá" estava dodói e ele sempre muito bonzinho, ficava preocupado com a mamãe e não insistia para mamar o tempo todo, mas como ele ainda era um bebê as vezes ele simplesmente queria satisfazer a vontade dele e vinha todo carinhoso pra meu colo e tentava mamar...rsrsrsrs.

Com esse papo do mamá dodói o Heitor percebeu um sinal que eu tenho no seio, quase embaixo do braço e ele começou a achar que esse sinal era o dodói. Aí toda vez que ele vinha tentar mamar e eu falava que não podia ele pedia para ver o dodói, aí fazia cara manhosinha, dava um beijo no sinal e descia do colo! Um amorzinho, super carinhoso e cuidadoso com a mamãe!

Durante o dia ele tentava mamar algumas vezes e eu ia repetindo que o mamá estava dodói, na maioria das vezes ele aceitava bem, mas ficou bem manhosinho durante um tempo, passou uns 2 dias chorando por qualquer motivo, mas eu conseguia distrair o Heitor e assim fomos indo! Umas 2 vezes ele me pegou distraída (enquanto eu estava no telefone), subiu no meu colo e começou a mamar...aí eu tomava aquele susto quando percebia e tirava o peito, sempre com calma, explicando que ele não podia mais mamar de dia. rsrsrs. Acho que mais rápido do que eu imaginava (uns 3 dias), ele se acostumou e simplesmente parou de pedir.

Mas ele ainda mamava a noite e essa seria minha prova de fogo. Desde recém-nascido o Heitor mamava muito de noite, teve meses em que ele tinha tanta necessidade de sucção que ele acordava várias vezes para mamar e adormecia com o peito na boca (e se deixasse, assim ficava). Mas chupeta mesmo eu nunca aprendeu a usar. rsrsrs. Então dá para imaginar como eu estava preocupada, né?! O motivo de ter escolhido essa data para o desmame foi que o papai estava de férias e eu contava com ele para colocar o Heitor para dormir. Mas nem foi necessário, no fim das contas, mesmo sem mamar o Heitor só queria dormir com a mamãe! Aceitamos que pra ele dormir sem mamar ele precisaria estar com muito sono e com isso ficaríamos todos acordados até bem tarde!

Logo na primeira noite ele começou a ficar com sono e pediu para mamar, mas eu disse que não podia. Ele então começou a brincar na cama conosco, passado um tempinho ele ja estava exausto e veio se aninhar no meu colo, tentou disfarçadamente puxar minha blusa para mamar e eu disse mais uma vez que não podia, aí pra minha completa surpresa ele ficou deitadinho no meu colo e dormiu! Simples assim! Eu nem acreditei! kkkkkkkkkkkkk E o melhor de tudo, ele não acordou nenhuma vez a noite! Acordei de manhã assustada achando que tinha acontecido alguma coisa com ele, mas ele estava dormindo ainda, desde a noite anterior!

Nos dias e noites seguintes (cerca de 1 semana), ele ainda fez pequenas tentativas de mamar, mas sem brigar ou chorar...ele vinha e tentava, como não dava certo ele ia embora!

Agora para dormir em vez do peito, ele só precisa da minha companhia (ou do papai as vezes). Ele ainda não dorme sozinho e algumas pessoas podem me criticar por isso, mas sinceramente não me importo. Todas as noite nós deitamos juntos...as vezes ele precisa de uma história, as vezes ele só quer assistir mais um episódio de Mickey, as vezes só conversamos um pouco e as vezes só ficamos juntinhos abraçados em silêncio na cama até ele dormir! E na maioria das vezes ele dorme direto até o dia seguinte.

O que eu imaginava que seria um bicho de 7 cabeças foi um processo muito tranquilo! No fundo do meu coração de mãe, eu sinto muuuuita saudade de amamentar meu pequeno! Mas acho que foi uma boa época para desmamar! Ele aceitou sem muita dificuldade, não fez escândalos ou birras! E ainda bem que ele desmamou antes da crise dos 2 anos! Porque aí sim teríamos problemas de verdade! rsrsrsrs

Semana passada (ja há 5 meses sem mamar) o Heitor estava tentando colocar a mão dentro da minha blusa e eu briguei mandando ele parar. Ele continuou insistindo e para ver a reação dele mostrei o seio e perguntei "Você quer mamar?! Então mama logo!"Aí ele ficou todo concentrado, foi se aproximando e de repente começou a fazer uma cara de nojo (muito engraçada) e disse: "Eu não quero mamar, o Heitor só quer ver o mamá, não quer comer"! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Um comentário: